GARMIN EDGE 800 - TESTADO E APROVADO

Faz algum tempo que ciclo computador deixou de ser apenas um marcador de velocidade. Ele evoluiu e passou a marcar também a cadência, mais adiante cadência e a função cardíaca. Atualmente ele registra tudo isso e mais: potência, temperatura ambiente, inclinação, altitude, gasto calórico... dezenas são as funcionalidades que vamos conhecer nos passos adiante.

 O Edge 800 é mais arredondado que o 705 e tem um visual mais clean além de ser mais moderno e bonito é também mais leve, 89gr contra 104,9gr do 705 que é um aparelho de mesma categoria, contudo, os dois perdem para o Edge 500 que pesa apenas 56,7 gramas (mas do que estamos falando? É abaixo de 100gr.)

Mais leve e com um visor ainda maior, o que facilita a vida daqueles que não enxergam bem,   mas se você quer números ainda maiores basta configurar o Edge 800 para uma tela de 3 informações e grandes números aparecerão em seu visor. Fora a tela sensível ao toque (mesmo com luvas) o garmin tem 3 botões físicos, dois no painel frontal e um na lateral.

Além da entrada de alimentação, o Edge 800 possui uma entrada Micro Sd para que você possa carregar mapas de qualquer cidade e navegar como um GPS veicular, com direito a orientação em um nítido visor colorido. Se você for viajar para Europa, compre o mapa local, configure sua rota no aparelho e siga as dicas. Após o treino ou passeio, você poderá salvar a rota realizada para repeti-la no ano seguinte.





As telas são configuráveis de 3 até 8 informações ao mesmo tempo com interface toda em português.

Velocidade corrente, velocidade máxima, tempo total, tempo em andamento, velocidade média, distância, grau de inclinação, odômetro e muito mais.



São 3 páginas que você pode abastecer da forma que quiser, ritmo cardíaco, zona, média, máxima, gráfico de batimentos, porcentagem e dezenas de outras informações de FC.

Fora isso, se você utilizar medidor de potência (Power Tap ou SRM) basta inserir o número de id e configurar as informações necessárias e tudo estará bem ao alcance de seus olhos em um único aparelho.















A terceira tela você poderá editar com informações do medidor de potência, por exemplo, ou então com outras informações (não falta o que habilitar).










Outro grande barato do Edge 800 é o aplicativo chamado de virtual partner, com ele os seus problemas de treinar sozinho acabaram. O bonequinho sentado numa bici de contra-relógio não vai aliviar para você. 

Para habilitar o seu parceiro virtual, basta tocar na tela no + ou - para colocar a velocidade média objetivo do treino e pressionar start, daí para frente a briga é entre vocês. Se você ficar abaixo da média estipulada ele vai te ultrapassar.

Abaixo dos "ciclistas" (você é o de amarelo é claro) tem duas informações: Tempo que você tem de frente ou atrás e a distância à frente ou atrás do virtual partner.

Esse aplicativo é muito bom, você não vai querer perder para o cara de preto...












Para os dias de treino de subidas tem ainda o aplicativo de elevação. A tela mostra a elevação mais o total de subida acumulado do dia e também um gráfico. Para os magrelos que gostam de escalar, as informações necessárias estão na tela.
















Outro aplicativo interessante é o mapa que fica visível mesmo quando você não inserir o micro Sd com o mapa local. 


Neste mapa você poderá salvar pontos de interesse, como por exemplo sua casa, seu local de trabalho, um determinado trecho do treino e o Edge 800 sempre vai te mostrar a distância que você está deste ponto ou se tiver o mapa da cidade carregado, como chegar até ele. (até 200 pontos).







Se você já possui algum aparelho Garmin, você poderá utilizar os mesmos periféricos no Edge 800 (cinta do medidor de frequência e contador de cadência), tudo via wireless.

Você poderá montar suas rotas de treino tanto no computador, quanto no próprio aparelho com direito a escolher a velocidade média pretendida, a FC Máxima e Mínima, a velocidade para treino de sprint, subidas e planícies, tudo isso com alarme sonoro.

A tela sensível ao toque é muito interessante porque a navegação ficou mais fácil. Nos outros aparelhos é fácil se perder pelo caminho da configuração, mas agora com o toque na tela você chega mais rápido a configuração pretendida.



Outro ponto interessante do Edge 800 é que o visor colorido é visível tanto num dia muito ensolarado, quanto num dia nublado. Você ainda pode regular a intensidade do brilho do LCD que tem boa resolução. A bateria dura uns três treinos longos na prática, apesar do manual afirmar que dura 15h (pode durar mas com configurações de brilho e iluminação diferenciadas).

O Edge 800 é configurável para até três bicicletas diferentes e você pode contar também com o softer gratuito da Garmin Connect, uma agenda virtual que armazena todos os seus dados de treino (tudo que você habilitar será despejado neste site). Com isso você terá gráficos treino a treino de gasto de potência, função cardíaca, temperatura, elevação, velocidade e muito mais. 

O problema do Edge é que a Garmin insiste em não colocar uma conectividade Bluetooth no aparelho para facilitar a vida dos ciclistas que dispõe de bons computadores e facilitar a transferência de dados.

Na página Garmin Connect tem um aplicativo em que após você salvar o treino é possível refazer o percurso todo virtualmente (clic e confira) com direito a observar as alterações do gráfico, um verdadeiro show que você não paga nada por mês para utilizar, está à disposição dos usuários Garmin.

Você pode fazer a sua encomenda na Ciclo Race Sports.

Visite: Garmin.com para maiores informações.

Comentários